Primeiro robô humanoide do mundo trabalha de forma autônoma em cinema na China

Por rondonia conectada

06/01/2026

2:11 pm

Compartilhe

Projeto coloca China mais uma vez na dianteira do desenvolvimento de robôs de serviço autônomos (Foto: internet)

O futuro do trabalho chegou, e começou vendendo… pipoca. A China acaba de colocar em operação o primeiro funcionário humanoide totalmente autônomo do mundo. Batizado de Atom, o robô foi desenvolvido pela empresa Yuejiang Robotics e já está atuando no cinema K11 ART HOUSE, em Shenzhen.

Diferente dos modelos que costumam ficar confinados a laboratórios, o Atom foi projetado para interagir com pessoas reais em tempo integral, trabalhando até 14 horas por dia sem interrupções. Ele é capaz de vender mais de mil copos de pipoca, auxiliar clientes nas bilheterias e até lidar com pequenas emergências de forma autônoma.

O Atom chama atenção pelo comportamento quase humano. Ele é equipado com um “cérebro” neural baseado em IA, que interpreta o ambiente, planeja ações e toma decisões em tempo real, sem depender de controle humano direto.

Suas duas câmeras frontais funcionam como olhos, calculando profundidade e distância, enquanto as mãos com cinco dedos e sensores de feedback ajustam a força do toque para segurar objetos delicados, como copos e bandejas, sem deixá-los cair ou amassar.

O projeto coloca a China mais uma vez na dianteira do desenvolvimento de robôs de serviço autônomos. Além do Atom, existem outros conhecidos, como Pepper (voltado para atendimento), Sophia (focada em interação social) e até modelos avançados como o Atlas, da Boston Dynamics, e o Valkyrie, da NASA, usados em pesquisas de movimento e equilíbrio.

Cada um representa uma etapa na corrida global por robôs mais “humanos” e funcionais. Mas a chegada de robôs como o Atom também levanta discussões sobre a substituição de trabalhadores humanos.

Especialistas acreditam que, por enquanto, isso não vai acontecer. Isso porque o foco está em automatizar tarefas repetitivas, cansativas ou perigosas, deixando que humanos lidem com o que exige criatividade, empatia e julgamento. No entanto, é preciso esperar para ver quais áreas serão impactadas pela chegada do Atom e outros humanoides.

Fonte: Tudocelular

Veja mais notícias